O QUE É A DAR A MÃO

Associação Dar a Mão

ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO

A Associação Dar a Mão foi criada no sentido de doar apoio, “dar a mão” para as famílias e crianças, adolescentes ou indivíduos que nasceram com Agenesia de Membros (deficiência física), afetados pela Síndrome da Brida Amniótica, Simbraquidactilia ou outras síndromes/ doenças raras, ou que sofreram amputações.

A motivação inicial da criação desta associação é a história de Dara, que mora no norte do Paraná, em São João do Ivaí, e que nasceu com Agenesia de Mão devido a uma condição rara chamada Síndrome da Brida Amniótica. Segundo pesquisas, esta síndrome afeta 1 a cada 1.500 mil crianças nascidas em todo o mundo. No Brasil, a maioria dos casos não são detectados durante a gestação, e no caso de Dara a agenesia de mão só foi descoberta durante o parto, apesar do acompanhamento adequado da mãe durante todo o Pré Natal.

A denominação da Associação faz simultaneamente referência ao nome de Dara e ao verbo “dar”, remetendo à ação e “dar a mão”, oferecer ajuda e solidariedade para crianças que nasceram com condições físicas semelhantes à de Dara. A Associação é composta por um grupo de Voluntários, Parceiros, Mães e Familiares de crianças, adolescentes ou pessoas com agenesia de membros. Surgiu a partir da constatação da necessidade de criar uma estrutura de apoio mais organizada, com o objetivo de conscientizar e sensibilizar sobre as diferenças físicas e apoiar os familiares destas crianças, adolescentes ou indivíduos com diferenças físicas.

O QUE A ASSOCIAÇÃO FAZ?

O objetivo principal da Associação Dar a Mão é de fornecer apoio e acolhimento aos familiares e às crianças e adolescentes com deficiência física do membro superior e inferior.

Foi criada uma rede online para contato, comunicação e interação entre os familiares e crianças/adolescentes afetados por esta condição física. Periodicamente são realizados encontros nacionais e regionais, em todo o Brasil, para trocas de experiências e união das famílias integrantes da Rede de Apoio.

Os voluntários atuam em conjunto com o Núcleo de Pesquisa POTA – Produtos Orientados para Tecnologia Assistiva do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas , coordenado pela Diretora de Pesquisa e Tecnologia da Associação Dar a Mão, Prof. Dra. Lúcia Miyake (PUC-PR) e outros parceiros, como Lions Clube Curitiba Batel, Rotary Club de São João do Ivaí, Consórcio Intermunicipal de Saúde da 22. Regional de Ivaiporã, Prefeitura Municipal de São João do Ivaí, e outros.

As crianças com idade acima de 5 anos cadastradas na Associação são indicadas para o “Projeto de Impressão de Dispositivos Protéticos 3D”, recebendo a devida assistência e acompanhamento.

DO QUE PRECISAMOS?
A Associação “Dar a Mão” precisa de voluntários mobilizados para ajudar crianças e adolescentes com Agenesia de Membros ou outras deficiências, independente de localização geográfica. Muitas ações são mobilizadas virtualmente, para facilitar o contato das pessoas de diferentes regiões do Estado do Paraná e do país.

O mais importante é a boa vontade e a solidariedade dos voluntários e famílias envolvidas, a fim de conseguir recursos e parcerias para as ações propostas pela Associação, bem como para a aquisição de recursos destinados ao “Projeto de Impressão de Dispositivos Protéticos 3D”.

Assim é a Associação Dar a Mão – um sonho que se torna realidade pela união de pessoas do bem. O que há por vir depende de mim e de você.

FAÇA PARTE DESTA REDE!

Algumas pessoas só precisam de uma mão. Mas muitas pessoas, por outro lado, só precisam “dar a mão”.

A solidariedade é um combustível essencial da vida. E da felicidade.

“O impossível só existiu até o dia que inventaram a superação”

Dê a mão. Ajude.
Faça parte!

Geane Poteriko (Mãe de Dara)
(43) 99846-9220

Reportagem da TV Terceiro Milênio sobre o trabalho desenvolvido pela ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO no atendimento a pessoas com agenesia e malformação de membros em todo o Brasil.
https://youtu.be/6tmfRHr5e2U

Reportagem sobre o trabalho da ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO na Rede Globo
https://youtu.be/anHH8VpOe1w

http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/crianca-de-5-anos-com-malformacao-em-braco-ganha-mao-de-brinquedo-em-ms.ghtml

Matéria sobre a ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO na Revista D+ Ed número 13 – Fev/2017 “Mãozinha High Tech”
http://www.slideshare.net/associacaodaramao/revista-dmaisnum13tecnologia

Reportagem sobre a Associação Dar a Mão na Rede Globo – RPC/PR
https://youtu.be/1DP64S6R4aE

http://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/filha-inspira-mae-a-criar-associacao-que-faz-proteses-para-pessoas-que-nao-tem-maos.ghtml

Entrevista da Presidente da Associação Dar a Mão no Programa “Direto ao Ponto”, com Ogier Buchi, na Rede Mercosul – Record News Paraná.
https://youtu.be/LnvSX3KxBAY

– Assistir Filme Institucional no Facebook
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1844250895827256&id=1605897279662620

– Assistir Filme Institucional em HD no YouTube: https://youtu.be/JYY8bqFrseY

Presidente da Associação Dar a Mão, Geane Poteriko, e a filha Dara, participam do Programa Encontro com Fátima Bernardes, Rede Globo
https://youtu.be/aRpJ9P13Vmg

Reportagem TV Assembleia Legislativa do Paraná
https://youtu.be/HP7hyBYtKuQ

Matéria Capa do Jornal Folha de Londrina. Famílias se unem pelo fim do preconceito sobre a Agenesia.
http://www.folhadelondrina.com.br/cidades/familias-se-unem-pelo-fim-do-preconceito-sobre-a-agenesia-988387.html

CAMPANHA DAR A MÃO – Campanha de Financiamento Coletivo para o projeto de impressão 3D
https://youtu.be/dsUvPp6yPWM

Reportagem da Globo sobre Encontro Nacional de Agenesia de Membros em 30/09/2017 e Aniversário de 2 anos da Associação Dar a Mão
https://youtu.be/ohRxnEclaL8

Especial de Natal no Programa Encontro com a Fátima Bernardes
https://youtu.be/pum34cV5058

Reportagem no site da Globo – G1 sobre parceria da Associação Dar a Mão e Colégio Estadual Cristóvão Colombo em Jardim Alegre no projeto de impressão 3D
https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/estudantes-criam-impressora-3d-para-imprimir-proteses-para-as-maos-e-projeto-e-citado-em-relatorio-da-onu.ghtml

Reportagem gravada pela Rede Globo no III Encontro Nacional de Agenesia de Membros da Associação Dar a Mão em Curitiba (26/10/19)

“A Associação Dar a Mão é sinônimo de amor, de solidariedade e é uma maneira de a gente mostrar que nós também podemos fazer algo pelo outro. É uma emoção muito grande saber que, a partir da história da minha filha, uma coisa muito boa nasceu”, descreve a fundadora da Associação Dar a Mão, Geane Poteriko, nesta reportagem gravada durante o III Encontro Nacional de Agenesia de Membros em Curitiba.

Além da entrega de dispositivos protéticos feitos em impressora 3D, que foi destacada nesta reportagem, a Associação Dar a Mão faz um trabalho pioneiro no Brasil pela Causa da Agenesia de Membros, com uma Rede de Apoio e Acolhimento Familiar e diversos projetos. Para atender as famílias, foi mobilizada uma ampla equipe multidisciplinar com profissionais de diferentes áreas, composta por centenas de voluntários. Na coordenação está o Núcleo de Pesquisa e Tecnologia Assistiva da PUC- PR, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas, com os prof. Dra. Lucia Miyake e Osiris Canciglieri.

A solidariedade que transforma vidas, pela inclusão social e impacto na qualidade de vida das famílias beneficiadas.

Reportagem no Estadão sobre a Associação Dar a Mão – Grupo faz próteses gratuitas para crianças em impressoras 3D

https://brasil.estadao.com.br/blogs/vencer-limites/grupo-faz-proteses-gratuitas-para-criancas-em-impressoras-3d/
Parceiros